Transmissão Térmica

A transmissão térmica permite avaliar o isolamento térmico do vidro entre ambientes de temperaturas distintas.

O Coeficiente de Transmissão Térmica (U) define-se como “a quantidade de energia transmitida por hora através de um vidro com 1 m2 de área, quando a diferença de temperatura do ar exterior com o interior é de 1ºC” (Saint Gobain, 2019).

Quanto menor o U, menor é a perda de energia e maior é o isolamento térmico do vidro.


Dispomos de um serviço de aconselhamento técnico

Fatores Energéticos

vidro-reflexo (1).jpg

Os fatores energéticos são também essenciais na escolha do vidro ideal para cada situação. Este fatores permitem aferir qual o isolamento térmico entre ambientes de temperaturas distintas.

Quando a luz solar incide no vidro, uma parte da energia é refletida, outra é absorvida pelo vidro e a remanescente é transmitida para dentro do edifício. Assim sendo, para analisar o isolamento térmico de um vidro é necessário atentar nos seguintes pontos: Transmissão Energética (U), a Reflexão Energética (Re) e a Absorção.

 

Dispomos de um serviço de aconselhamento técnico

Fatores Solares

Os Fatores Solares são compostos pelo Fator Solar (g) e pelo Coeficiente de Sombreamento (CS).

O Fator Solar (g) consiste na percentagem de energia solar transmitida, direta ou indiretamente, através do vidro para o interior e mede a capacidade de o vidro reduzir a entrada de calor. O Fator Solar de uma parede envidraçada é a percentagem de energia que entra num local em relação á energia solar incidente. Desta forma, quando menor o fator g, menor é a entrada de calor.

O Coeficiente de Sombreamento (CS) é uma medida do ganho de calor através do vidro da radiação solar. Quanto menor o CS, menor o ganho de calor solar.

Quanto menor o fator solar e o CS, melhor o controlo solar e, consequentemente, menores os gastos necessários com o ar condicionado nos edifícios.

Fator Solar (g)

Fator Solar (g)

 

Seletividade

Seletividade

Seletividade

A seletividade é a relação entre a transmissão luminosa e o fator solar. Quanto maior a seletividade, maior o conforto nos edifícios. Se seletividade > 2, o vidro permite a passagem do dobre da luz relativamente ao calor.


Dispomos de um serviço de aconselhamento técnico

Fatores Luminosos

vinicius-amano-ALpEkP29Eys-unsplash.jpg

Os Fatores luminosos – essenciais para garantir o conforto visual dos edifícios – dependem da Transmissão Luminosa (TL) e da Reflexão Luminosa Exterior (RLe) e Interior (RLi), isto é, a percentagem de luz transmitida para o exterior ou para o interior.

A Transmissão Luminosa consiste na percentagem de luz visível que se transmite diretamente através do vidro.  Quanto maior a transmissão luminosa, maior será a luz natural visível nos ambientes, tornando-os mais luminosos.

Transmissão Luminosa

Transmissão Luminosa

Reflexão Exterior (RLe)

Reflexão Exterior (RLe)

Reflexão Interior (RLi)

Reflexão Interior (RLi)

Atualmente, a luz natural é privilegiada face à luz artificial por permitir um maior conforto visual e uma maior poupança energética.


Dispomos de um serviço de aconselhamento técnico