O Vidro e os Aeroportos Modernos

photo-1609513033189-37a1ac80149a.jpg

O vidro possui uma enormidade de aplicações - nomeadamente nos escritórios, piscinas e campos de padel - e os aeroportos não são exceção. Desde aplicações mais simples a mais complexas, o vidro tem sido utilizado na construção dos aeroportos e é uma tendência que se irá, com certeza, manter nos próximos anos. Na imagem supra vemos um dos mais recentes projetos futuristas no aeroporto internacional de Singapura, o Jewel Changi.

O Jewel Changi é um jardim tropical cuja cúpula de vidro possui 200 m de comprimento e 150 m de largura, com uma abertura central de 12 m. Este jardim é mais uma atração turística deste aeroporto e a utilização do telhado de vidro permitiu aliar o controlo acústico à obtenção da luz natural necessária à vegetação.

jue-huang-qUfecpBw5b8-unsplash.jpg

De facto, a arquitetura moderna tem utilizado extensivamente o vidro na construção e remodelação de aeroportos. Devido à sua aplicabilidade (janelas, portas, tetos, chão), a escolha do vidro ideal deve ter em consideração os seguintes aspetos: segurança contra o impacto humano, proteção contra violações de segurança, isolamento acústico, capacidade de resistência, controlo visual e elevada durabilidade do material.

Na Nortempera dispomos de um elevado número de combinações que permite a escolha do vidro ideal para cada situação. Para os aeroportos, como a segurança é primordial, aconselhamos a utilização de vidro laminado.


Dispomos de um serviço de aconselhamento técnico