Desde a sua génese, na década de 70, que o padel tem sido um desporto adorado por todos, sendo o segundo desporto com maior adesão em Espanha. Este desporto, uma junção de ténis com squash, é jogado num campo que pode ser indoor ou outdoor, e tem tido uma maior adesão pelos portugueses nos últimos anos.
As dimensões de um campo de padel são de 20 metros de comprimento por 10 metros de altura, os famosos "veinte por diez", como se diz em Espanha.
Os campos de padel panorâmicos, com paredes de vidro, parecem ser os favoritos dos jogadores e adeptos, por serem dotados de uma maior elegância e visibilidade.
As paredes dos campos de padel são constituídas por vidro temperado de 10 ou 12 mm de espessura.
O vidro temperado é um vidro de segurança, sujeito a um tratamento térmico, que, em caso de rotura, se fragmenta em pequenos pedaços, evitando ferimentos graves nas pessoas ou bens.
O Processo de Têmpera
De forma a incrementar a resistência e segurança do vidro, essenciais aos campos de padel, o vidro pode sofrer um processo de têmpera.
Este processo consiste no aquecimento do vidro a elevadas temperaturas (aproximadamente 700 ºC) - temperaturas de moldagem - e no seu posterior arrefecimento controlado.
Ao arrefecer, o vidro sofre uma reestruturação estrutural (molecular) que lhe confere a maior resistência pretendida.
Este processo é um dos principais serviços oferecidos pela Nortempera. De facto, este foi o primeiro serviço desenvolvido pela Nortempera, aquando da sua formação, há 17 anos.
Comercializamos vidro temperado de 4 mm até 20 mm. Quanto maior a espessura do vidro temperado, maior a sua resistência.
Para os campos de padel, aconselhamos vidro temperado de 12 mm, por ser mais resistente do que os 10 mm e permitir, ao mesmo tempo, o ressalto da bola e, consequentemente, o decorrer do jogo.
Dispomos de um serviço de aconselhamento técnico